Efeitos turísticos da guerra da Rússia na Ucrânia
Na sequência da invasão russa da Ucrânia, as potências ocidentais impuseram uma série de sanções económicas à Rússia, numa tentativa de pôr fim ao conflito. As sanções abrangem vários sectores, indivíduos e eventos desportivos, incluindo o impedimento das operações dos principais bancos russos (incluindo o seu isolamento do SWIFT), impedindo qualquer operador aéreo russo de voar no espaço aéreo europeu e o congelamento dos activos do banco central.
As sanções já pesaram fortemente na economia russa e terão um impacto significativo nas viagens e na actividade económica na Rússia e não só. O Rublo caiu para mínimos históricos, a inflação está a subir e os preços das acções dos bancos russos afectados entraram em colapso. Um fraco Rublo irá limitar severamente o potencial de viagens ao estrangeiro, uma vez que as viagens internacionais são agora 40% mais caras do que a 1 de Fevereiro. Isto será exacerbado pelo aperto dos rendimentos através de uma inflação mais elevada.
A curto prazo, os países que dependem dos visitantes russos e ucranianos serão afectados, uma vez que as viagens de ambos os países serão limitadas. Espera-se um impacto maior em termos de viagens a partir da Rússia que tem sido um mercado de viagens internacionais maior e terá como consequência um efeito maior - os russos fizeram 31 milhões de viagens para o exterior em 2019, em comparação com 19 milhões a partir da Ucrânia, e viajaram para uma gama mais vasta de destinos. Os destinos na Europa de Leste terão tarifas piores do que outras regiões devido a uma maior dependência das viagens de ambos os países.
A longo prazo, os efeitos das restrições do espaço aéreo e do aumento dos preços do petróleo poderão repercutir-se nos preços dos bilhetes, o que irá deprimir a recuperação das viagens internacionais, enquanto as rupturas de abastecimento em termos de petróleo, gás e alimentos irão repercutir-se em taxas de inflação já elevadas nas economias ocidentais, especialmente na Europa. Isto irá restringir ainda mais os orçamentos familiares e retardar a tão esperada recuperação da pandemia.
Impactos nas viagens ao estrangeiro
Embora a Ucrânia e a Rússia venham a sofrer impactos significativos em termos de entrada de viajantes, haverá impactos imediatos e directos através de outros destinos devido a condições económicas mais fracas:
▪ A redução do PIB russo irá amortecer o crescimento do rendimento na Rússia, afectando a procura de viagens.
▪ O colapso do rublo diminuirá o poder de compra de muitos viajantes russos, um efeito que poderá persistir durante algum tempo.
▪ As restrições do espaço aéreo impostas às companhias aéreas russas por muitas economias ocidentais impedirão imediatamente os fluxos do Turismo russo para o exterior.
▪ As sanções afectarão o financiamento das companhias aéreas, o que poderá limitar a capacidade a longo prazo.
No seu conjunto, as viagens ao estrangeiro da Rússia e da Ucrânia representaram 5,4% das viagens internacionais globais em 2019. Contudo, a Rússia era um grande mercado de origem, e irá ocasionar um importante impacto sobre uma série de destinos. Além disso, a mistura de destinos para as viagens internacionais da Rússia é mais diversificada. A maioria das viagens da Ucrânia foram para os países vizinhos, incluindo quase 60% das viagens de ida para a Rússia.
17 Março 2022